MTeenB





MTeenB a todo vapor!



Depois de vivenciarem o Campeonato Mundial de Mountain Bike em Mont Saint Anne, no fim de semana passado, onde nossos "teens" puderam aprender com os melhores do mundo neste esporte, os atletas participaram no dia 06 de a do Desafio Raphaël Gagné. A prova foi realizada na cidade de Quebec e contou a participação de atletas e clubes da região.
Jaque Borba foi a primeira a largar e conquistou a 2ª colocação, apenas 27 segundos da campeã, Marie Corriveau que, como Jaque Borba, treina no clube de Mont Saint Anne. Em terceiro lugar também chegou uma atleta de Mont Saint Anne, Amélie Simard.


Já na segunda largada Bruna Rafaela de Moura fez uma excelente prova e conquistou a 4ª colocação, mostrando cada vez mais evolução em seu estágio internacional, e Nícolas Sessler, apesar de alguns problemas na primeira volta, onde perdeu muito tempo com tráfico de outras categorias, fez uma excepcional recuperação e conseguiu terminar a prova na 2ª colocação, somente 4 segundos do campeão Patrick Martin.


E ainda, para fechar o dia com chave de ouro, Luíz Henrique Cocuzzi, que participou do Campeonato Mundial pela primeira vez na categoria júnior (43ª colocação, 3º melhor latino-americano e ainda 9º melhor na sua idade), deu um show na pista. A categoria júnior largou junto com a categoria elite e o atleta não somente ganhou na categoria Júnior, mas também chegou à frente de todos os atletas da categoria elite masculina.
 






Time MTeenB participa do campeonato estadual de Quebec



Sábado, dia 20 de agosto de 2010, será realizado em Mont Saint Anne, o campeonato estadual de Quebec. Todos os integrantes do MTeenB irão participar da prova. Nícolas Sessler e Bruna Rafaela de Moura irão largar na categoria cadete às 9:00 e Luíz Henrique Cocuzzi (categoria júnior), Luana Machado e Isabella Lacerda (categoria sub23) largarão às 11:00.
Esta prova é muito importante para Isabella e Luana que dependem de um bom resultado para conseguirem índice para competirem o Campeonato Mundial, que será realizado na próxima semana na mesma pista. Este critério foi elaborado com a ajuda do treinador e do fisiologista do time nacional canadense. Para conseguir o índice as duas atetas deverão terminar dentro da regra dos 80%, ou seja, chegar dentro do tempo de 20% da melhor canadense ou de 10% da melhor atleta de Quebec para ganharem o direito de participar no Mundial 2010. Caso elas não consigam o índice, as atletas irão participar de outra prova regional: o Raid Vélo Mag com 3 etapas de duração.
Para Jaqueline Mourão esta regra ajudará a introduzir critérios mais precisos para a participação de brasileiros em provas oficiais internacionais no futuro. “Independente de qual prova elas competirem, elas irão ganhar experiência internacional, treinar em pistas técnicas e se prepararem melhor para as provas nacionais futuras”.
O projeto MTeenB tem o objetivo de desenvolver as categorias de base do MTB brasileiro e tem o apoio da Confederação Brasileira de Ciclismo e da Scott Bicicletas.
 




Ciclistas brasileiros garantem podium na etapa final da Copa de Quebec

Os dois ciclistas que estão participando da etapa internacional do Projeto MTeenB participaram neste fim de semana da etapa final da Copa Quebec de Mountain Bike -Cross Country,  em Bromont, no Canadá.


A prova foi realizada no mesmo circuito onde foi realizada a etapa da Copa do Mundo de 2009 e foi considerada por muitos uma prova bastante técnica.
Jaque Borba, que realizou 3 voltas no circuito de 2.5km, conquistou sua primeira vitória em terra canadense. “Eu larguei bem, entre as 5 primeiras, e consegui ultrapassar as meninas durante a parte técnica e aumentar minha vantagem a cada volta”.
Já Nícolas Sessler, recem chegado do Brasil, teve um grande desafio na categoria Cadete. Mais de 50 atletas alinharam para a largada desta categoria e como era sua primeira prova no Canadá, ele não foi chamado entre os top 10 para o alinhamento na largada, mas mesmo assim Nicolas conseguiu ganhar muitas posições e chegou a ocupar a terceira colocação durante a 2ª volta, terminando as 4 voltas do circuito de 5km na 5ª 






Mais um no Canadá

O Nícolas Sessler chegou às 11:00 nesta quarta-feira (11 de agosto).


Mal chegaram e já foram arrumando as bicicletas para seu primeiro passeio com a equipe de Mont Saint Anne.







Parábens Jaque Borba:









Suor experiência do MTeenB relatada por quem estava lá:






A etapa internacional do projeto MTeenB 2010 começa com o pé direito no Canadá
Dando seqüência ao planejamento 2010, seis “teens” embarcarão no mês de Agosto para um estágio internacional em Mont-Saint-Anne (Quebec). Os atletas participarão de sessões de treinamento com o time de MSA e também competir provas regionais e estaduais do calendário Mountain Bike de Quebec.
Jaqueline Leal de Borba foi a primeira a chegar e já subiu no podium na etapa da prova regional em Baie-Saint-Paul, realizada no último sábado dia 31 de julho. Jaque conquistou a 3ª colocação e pedalou duas voltas do percurso da categoria “minime” (infanto-juvenil) com muita habilidade e coragem.
O projeto MTeenB foi muito elogiado e hoje pela manhã Jaque estava já na primeira página da sessão de esportes do jornal “Le Solei”, o maior jornal da região de Quebec.  Segue o link para a matéria na íntegra: Le Solei


Parabéns Jaque Borba pelo seu primeiro pódium internacional!
O projeto MTeenB-JaqueMourão tem o apoio da Confederação Brasileira de Ciclismo e Scott bicicletas. E tem como objetivo promover o desenvolvimento das categorias de base do Mountain Bike (XCO) brasileiro .
Para maiores informações sobre o projeto:  jaquemtb@gmail.com



Suor

Suor, força de vontade, superação e garra foram o que vimos estampados no rosto das 24 selecionadas que participaram do projeto Mteenb 2010.


O projeto foi realizado na região de Belo Horizonte (MG) e recebeu participantes de várias partes do Brasil como Goiânia, Santa Catarina, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Jaqueline Leal de Borba chegou em Quebec, a viagem foi longa...10 horas de vôo de São Paulo para Toronto e mais 1 hora de vôo de Toronto para Quebec.


Back to Top