terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Niner Air 9 Carbon X Scott Scale 29
Postado por Scott Brasil às 04:43
Descubra exatamente o que você leva para casa quando adquire um produto top de linha.
O primeiro carbon frame produzido pela marca que revolucionou o formato 29er não poderia ser mais autêntico e moderno que o Air 9 Carbon, a fábrica que buscava conceber uma hardtail em carbono que fugisse dos padrões, uma bike leve e ainda assim estruturalmente rígida, foi de fato muito bem sucedida. O novo modelo da Niner pode ser montado normalmente com câmbios, mas oferece ainda a opção de uma montagem singlespeed por conta do funcional central excêntrico BioCentric EBB.
Construída em fibra de carbono high modulus, a estrutura monocoque de linhas fluidas e visual belíssimo é moldada em três peças separadas. O triângulo dianteiro composto por robustos tubos de perfil retangular é unido aos stays direito e esquerdo, resultando em uma bike única. A robustez dos tubos aliada às características de absorção do carbono prometem fazer do Air 9 Carbon um quadro extremamente rígido, ainda que confortável. O tamanho L (19”) pesou 1.390 gramas.
O novo modelo da Niner emprega interfaces de alumínio nas áreas críticas, como por exemplo, nos dropouts, nas pistas dos rolamentos da caixa de direção e na concha do movimento central, permitindo tolerâncias mais precisas entre os componentes montados e o quadro.
Seguindo uma tendência entre os novos quadros de carbono, os cabos de câmbio correm internamente, contudo ao contrário do modelo da Scott que veremos em seguida, no Niner cabeamento é integralmente executado por dentro dos seus tubos, um sistema bem elaborado onde os cabos entram através do estiloso plate localizado no head tube, contornam uma guia montada na base do seat tube ligeiramente curvado (sobre o movimento central) e somente voltam a ficar expostos somente quando muito próximos aos câmbios.
Um dos grandes trunfos do modelo é a própria geometria Niner, uma otimização da encontrada no Air 9 de Scandium, já provada e aprovada por consumidores e competidores mundo afora, só que agora em versão carbon, com chain stays ainda mais curtos (439mm) e distância entre eixos ligeiramente menor. De acordo com a fábrica o quadro permite a montagem de pneus com perfil até 2.4 polegadas, entretanto imagino que nessas condições o escoamento de lama estaria bastante prejudicado, por isso, na prática um 2.2 seria suficiente e mais adequado. Neste tamanho L existem dois pontos para fixação de suportes de caramanhola.
O head tube cônico, quase que uma unanimidade entre diversas marcas de 29ers nos modelos 2011 top de linha para o XC, também está presente na Niner. O Air 9 Carbon vem acompanhado ainda de uma caixa de direção FSA com tampa igualmente em carbono. O quadro é otimizado tanto para suspensões com 80mm de curso, quanto aquelas com até 100mm. O suporte do freio traseiro também segue tendências, é do tipo post mount e se integra com maestria ao desenho do quadro.
Por falar em adicionais, a quantidade de itens de série que acompanha o quadro é simplesmente impressionante, um já tradicional e exclusivo tubo da tinta original para eventuais retoques, protetores metálicos adesivos para as áreas próximas ao movimento central contra queda de corrente e chain suck, duas gancheiras, sendo uma delas para singlespeed, sem contar um sensacional protetor de chainstay “A La Lizard Skins”, mas com a marca Niner. Como de costume, a Niner não vende o quadro com a abraçadeira do selim incluída.
Mais um dos grandes destaques do modelo está no incrível número de adaptadores disponíveis para o movimento central, que permitem ao feliz proprietário escolher livremente entre os principais padrões do mercado, BB30, BB92, SRAM PressFit BB30 e os centrais Standard com rosca, sem contar, é claro, o já citado adaptador excêntrico Niner EBB. O detalhe importante é que todos os adaptadores são fornecidos junto com o quadro, sem custo adicional...um show!
A marca baseada na Suíça aposta suas fichas em uma tríade difícil de ser batida: leveza, rigidez e conforto.
Concebido como o quadro 29er mais leve do mercado, a versão comercial do Scale 29, construída através do processo avançado de manipulação de carbono IMP3, pesa no máximo 949 gramas. O quadro de pré-produção avaliado pelo P29BR pesou apenas 980 gramas, chegando a incríveis 920 gramas sem a abraçadeira do selim.
A Scale 29 de carbono apresenta um triângulo traseiro que se beneficia da tecnologia de absorção de impactos SDS, uma “zona de conforto”sugerida pelo Campeão Mundial Nino Schurter e desenvolvida delos engenheiros da Scott a partir do sistema já utilizado no modelo CR1 de estrada. Os chain stays curtíssimos são ainda menores que os da Air 9 Carbon, apenas 438mm, os pneus Schwalbe Rocket Ron 2.2 servem bem, mas com pouca folga nesse quadro.
A tecnologia SDS promete minimizar as vibrações de alta frequência advindas do solo sem que isso resulte em perda de desempenho, para isso a Scott trabalhou no sentido de otimizar a relação entre a flexibilidade vertical e a rigidez lateral no triângulo traseiro dessa Scale. Nos testes que o P29BR vem conduzindo com a Scale 29 Pro o SDS tem se mostrado efetivo de fato.
O nível de excelência da Scale 29 é tão grande que o quadro chega acompanhado de um canote de carbono Ritchey fabricado especialmente para a Scott, utilizando o mesmo sistema de absorção dos stays. É exatamente isso, o SDS também está presente no canote do selim!
O Scale 29 tirando proveito do mais avançado processo de posicionamento das camadas de fibra de carbono já concebido pelos experts da Scott, o HMX, alia rigidez à extrema leveza do conjunto. A região do movimento central completa e integralmente moldada em carbono é compatível com o novo padrão PressFit BB92, conjunto que segundo a fábrica confere aos pedais uma capacidade de transferência de potência sem precedentes entre as 29ers.
O head tube também é conificado e o quadro desenvolvido para suspensões com 100mm de curso. Um detalhe interessante fica por conta da caixa de direção Ritchey fornecida com o modelo, ela vem de fábrica com um adaptador que permite ao proprietário montar na Scale 29 garfos com os tradicionais tubos de direção de medida única 1 1/8”.
Os cabos também correm internamente ao quadro, mas de uma maneira mais conservadora, entrando pela lateral do down tube e voltando a ficar expostos na altura da concha do movimento central. Ao contrário do modelo da Niner, o Scott Scale 29 é inteiramente produzido em carbono, incluindo os dropouts.
Grande destaque também no Scale 29 é o suporte de freio proprietário batizado como DirectPostMount 160, que permite a montagem do caliper diretamente nos chain stays, economizando peso, agregando eficiência e exclusividade ao quadro.
Para fechar o pacote de itens especialmente desenvolvidos, uma guia de corrente projetada para funcionar com transmissões dianteiras de coroa dupla e ainda proteger o seat tube. Tudo muito legal!
Tanto a Niner Air 9 Carbon, quanto a Scale 29 de carbono são quadros que fazem jus ao título de produtos top de linha, estão repletos de itens adicionais exclusivos e prometem elevar ao máximo o padrão de desempenho. Ambos tem seus pontos fortes (muito fortes mesmo) e o P29BR espera ter podido te ajudar a eleger seu novo objeto de desejo em matéria de 29ers hardtail.
Fonte: http://projeto29brasil.blogspot.com/
Niner Air 9 Carbon
O primeiro carbon frame produzido pela marca que revolucionou o formato 29er não poderia ser mais autêntico e moderno que o Air 9 Carbon, a fábrica que buscava conceber uma hardtail em carbono que fugisse dos padrões, uma bike leve e ainda assim estruturalmente rígida, foi de fato muito bem sucedida. O novo modelo da Niner pode ser montado normalmente com câmbios, mas oferece ainda a opção de uma montagem singlespeed por conta do funcional central excêntrico BioCentric EBB.
Construída em fibra de carbono high modulus, a estrutura monocoque de linhas fluidas e visual belíssimo é moldada em três peças separadas. O triângulo dianteiro composto por robustos tubos de perfil retangular é unido aos stays direito e esquerdo, resultando em uma bike única. A robustez dos tubos aliada às características de absorção do carbono prometem fazer do Air 9 Carbon um quadro extremamente rígido, ainda que confortável. O tamanho L (19”) pesou 1.390 gramas.
O novo modelo da Niner emprega interfaces de alumínio nas áreas críticas, como por exemplo, nos dropouts, nas pistas dos rolamentos da caixa de direção e na concha do movimento central, permitindo tolerâncias mais precisas entre os componentes montados e o quadro.
Seguindo uma tendência entre os novos quadros de carbono, os cabos de câmbio correm internamente, contudo ao contrário do modelo da Scott que veremos em seguida, no Niner cabeamento é integralmente executado por dentro dos seus tubos, um sistema bem elaborado onde os cabos entram através do estiloso plate localizado no head tube, contornam uma guia montada na base do seat tube ligeiramente curvado (sobre o movimento central) e somente voltam a ficar expostos somente quando muito próximos aos câmbios.
Um dos grandes trunfos do modelo é a própria geometria Niner, uma otimização da encontrada no Air 9 de Scandium, já provada e aprovada por consumidores e competidores mundo afora, só que agora em versão carbon, com chain stays ainda mais curtos (439mm) e distância entre eixos ligeiramente menor. De acordo com a fábrica o quadro permite a montagem de pneus com perfil até 2.4 polegadas, entretanto imagino que nessas condições o escoamento de lama estaria bastante prejudicado, por isso, na prática um 2.2 seria suficiente e mais adequado. Neste tamanho L existem dois pontos para fixação de suportes de caramanhola.
O head tube cônico, quase que uma unanimidade entre diversas marcas de 29ers nos modelos 2011 top de linha para o XC, também está presente na Niner. O Air 9 Carbon vem acompanhado ainda de uma caixa de direção FSA com tampa igualmente em carbono. O quadro é otimizado tanto para suspensões com 80mm de curso, quanto aquelas com até 100mm. O suporte do freio traseiro também segue tendências, é do tipo post mount e se integra com maestria ao desenho do quadro.
Por falar em adicionais, a quantidade de itens de série que acompanha o quadro é simplesmente impressionante, um já tradicional e exclusivo tubo da tinta original para eventuais retoques, protetores metálicos adesivos para as áreas próximas ao movimento central contra queda de corrente e chain suck, duas gancheiras, sendo uma delas para singlespeed, sem contar um sensacional protetor de chainstay “A La Lizard Skins”, mas com a marca Niner. Como de costume, a Niner não vende o quadro com a abraçadeira do selim incluída.
Mais um dos grandes destaques do modelo está no incrível número de adaptadores disponíveis para o movimento central, que permitem ao feliz proprietário escolher livremente entre os principais padrões do mercado, BB30, BB92, SRAM PressFit BB30 e os centrais Standard com rosca, sem contar, é claro, o já citado adaptador excêntrico Niner EBB. O detalhe importante é que todos os adaptadores são fornecidos junto com o quadro, sem custo adicional...um show!
Scott Scale 29
A marca baseada na Suíça aposta suas fichas em uma tríade difícil de ser batida: leveza, rigidez e conforto.
Concebido como o quadro 29er mais leve do mercado, a versão comercial do Scale 29, construída através do processo avançado de manipulação de carbono IMP3, pesa no máximo 949 gramas. O quadro de pré-produção avaliado pelo P29BR pesou apenas 980 gramas, chegando a incríveis 920 gramas sem a abraçadeira do selim.
A Scale 29 de carbono apresenta um triângulo traseiro que se beneficia da tecnologia de absorção de impactos SDS, uma “zona de conforto”sugerida pelo Campeão Mundial Nino Schurter e desenvolvida delos engenheiros da Scott a partir do sistema já utilizado no modelo CR1 de estrada. Os chain stays curtíssimos são ainda menores que os da Air 9 Carbon, apenas 438mm, os pneus Schwalbe Rocket Ron 2.2 servem bem, mas com pouca folga nesse quadro.
A tecnologia SDS promete minimizar as vibrações de alta frequência advindas do solo sem que isso resulte em perda de desempenho, para isso a Scott trabalhou no sentido de otimizar a relação entre a flexibilidade vertical e a rigidez lateral no triângulo traseiro dessa Scale. Nos testes que o P29BR vem conduzindo com a Scale 29 Pro o SDS tem se mostrado efetivo de fato.
O nível de excelência da Scale 29 é tão grande que o quadro chega acompanhado de um canote de carbono Ritchey fabricado especialmente para a Scott, utilizando o mesmo sistema de absorção dos stays. É exatamente isso, o SDS também está presente no canote do selim!
O Scale 29 tirando proveito do mais avançado processo de posicionamento das camadas de fibra de carbono já concebido pelos experts da Scott, o HMX, alia rigidez à extrema leveza do conjunto. A região do movimento central completa e integralmente moldada em carbono é compatível com o novo padrão PressFit BB92, conjunto que segundo a fábrica confere aos pedais uma capacidade de transferência de potência sem precedentes entre as 29ers.
O head tube também é conificado e o quadro desenvolvido para suspensões com 100mm de curso. Um detalhe interessante fica por conta da caixa de direção Ritchey fornecida com o modelo, ela vem de fábrica com um adaptador que permite ao proprietário montar na Scale 29 garfos com os tradicionais tubos de direção de medida única 1 1/8”.
Os cabos também correm internamente ao quadro, mas de uma maneira mais conservadora, entrando pela lateral do down tube e voltando a ficar expostos na altura da concha do movimento central. Ao contrário do modelo da Niner, o Scott Scale 29 é inteiramente produzido em carbono, incluindo os dropouts.
Grande destaque também no Scale 29 é o suporte de freio proprietário batizado como DirectPostMount 160, que permite a montagem do caliper diretamente nos chain stays, economizando peso, agregando eficiência e exclusividade ao quadro.
Para fechar o pacote de itens especialmente desenvolvidos, uma guia de corrente projetada para funcionar com transmissões dianteiras de coroa dupla e ainda proteger o seat tube. Tudo muito legal!
Tanto a Niner Air 9 Carbon, quanto a Scale 29 de carbono são quadros que fazem jus ao título de produtos top de linha, estão repletos de itens adicionais exclusivos e prometem elevar ao máximo o padrão de desempenho. Ambos tem seus pontos fortes (muito fortes mesmo) e o P29BR espera ter podido te ajudar a eleger seu novo objeto de desejo em matéria de 29ers hardtail.
Fonte: http://projeto29brasil.blogspot.com/
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onde encontro esse quadro da niner?
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