quarta-feira, 13 de abril de 2011

Campeonato Panamericano de Mountain Bike 2011 – Chia – Colômbia – 03 de Abril

Edivando de Souza Cruz
Depoimentos:
Circuito:
“O circuito do Pan-americano 2011 foi bem seletivo como é de costume nas provas internacionais, a pista tinha em torno de 5 km e fizemos 6 voltas na Elite. Os pontos mais fortes eram as subidas, com uma altitude que ia de 2600 a 2800 metros a competição foi umas das mais duras que já fiz na minha vida, porem a pista tinhas boas trilhas e trechos técnicos nas descidas onde consegui me adaptar e desempenhar bem.
Resultados
“A prova da Elite Masculina foi muito disputada, largaram cerca de 60 atletas e as delegações estavam em peso, a disputa por vagas nas Olímpiadas de 2012 e os pontos no ranking UCI foi o principal motivo da grande disputa, consegui chegar na 18º colocação.
Alinhei na terceira fila e procurei me defender na largada, logo após o start loop vinha uma longa subida e se você entrasse afogado neste ponto poderia comprometer toda prova, digo isso por causa da altitude, a respiração e batimentos estavam no limite o tempo todo, mas o rendimento é bem menor do que em baixa altitude, em torno de 15% a menos, vi que era impossível aplicar a mesma força nos músculos, já os atletas que vivem na altitude conseguem manter um ritmo muito diferente, os donos da casa conseguiram colocar vários atletas entre os 10 primeiros, algo que não aconteceu em outros Pan-americanos, mas esta foi a estratégia deles sendo o país sede da competição. No inicio da prova perdi algumas posições por não conseguir acompanhar o ritmo e fiquei entre os 30 primeiros, mas já no meio da primeira volta comecei a ganhar posições Durante a prova procurei me hidratar bastante, pois o clima estava seco, mantive um ritmo e fui constante nas subidas, procurei ganhar tempo nos trechos técnicos e trabalhar em cima do ponto fraco dos outro atletas, a disputa foi constante, entre atletas da Colômbia, México, Canadá, Costa Rica, Argentinos,  Estados Unidos e Chile, cada um se defendia como podia, no final vim recuperando e fiz 18º colocado, fechei a prova em 1:44´18, gostaria de ter tido uma melhor colocação, mas também sei que fiz o meu melhor dentro das condições, e com este resultado consegui marcar 30 pontos  Ranking UCI que equivale a uma vitória numa prova classe 2 UCI.

Treinos
“A minha equipe (Scott-Fittipaldi) me proporcionou uma semana de treinos em Campos do Jordão-SP onde temos uma média altitude e senti que o estagio de treino minimizou os efeitos da altitude quando cheguei na Colômbia e com certeza também melhorou meu desempenho na competição, como moro no litoral se tivesse vindo direto para Colômbia seria muito complicado e é certo que não teria o mesmo desempeno na competição, agradeço aos meus patrocinadores pela estrutura e também pelos equipamentos que estão muito bons, está foi minha segunda prova com minha bike nova e já estou bem adaptado com o equipamento, agora o calendário de provas começa a aumentar e minha próxima competição será em Araxá dia 17 de Abril na CIMTB que é uma prova de Cross Country do Ranking UCI e Nacional.
Agradeço a Confederação Brasileira responsável pela delegação brasileira na Colômbia e a todos que apoiaram também torcendo, divulgando, ou de outra forma.
Edivando de Souza Cruz é Integrante do Projeto Scott-Fittipaldi, patrocínios: Scott/Vzan/Proshock/Cateye, apoios: Shimano e Santa Rita Iluminação
Mais informações no site:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Previous Post Next Post Back to Top