segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Amanhã começa a Costa Rica Adventure Race na reserva ecológica de Sarapiqui





No último sábado, as equipes inscritas na etapa do campeonato mundial de corrida de aventura, foram transportadas da capital costa riquenha, San José, para a cidade de Sarapiqui, localizado em uma das reservas ecológicas do país. O local do briefing, o "Selva Verde rainforest lodge", é um hotel espetacular, em meio à floresta, com bangalôs de madeira unidos por passarelas suspensas, com paredes de vidro de onde se avista toda a mata ao redor dos quartos, de onde durante toda a noite se escutam diversos tipos de animais, além da incessante chuva na região.

Neste momento, os alimentos da QuasarLontra já estão todos provisionados e separados. O calor e umidade da região não permitiram no cardápio nenhum tipo de alimento perecível sem refrigeração (sanduíches ou comidas preparadas previamente). Além dos géis de carboidratos (GU), as principais alimentações da equipe serão com comidas liofilizadas: macarrão a bolognesa, arroz com feijão, batata doce... tudo da liofoods.


Neste domingo, aconteceu o plantio de mudas nativas, simbolizando o cuidado e respeito que os praticantes das corridas de aventura possuem com o meio ambiente. Na sequencia, o pagamento de seguros e a checagem de equipamentos obrigatórios. Dentre os equipamentos, a necessidade de estar a todo o momento com uma jaqueta a prova d'água, devido à previsão de muita chuva. As condições úmidas, exigirão cuidado especial também com os pés, para que não formem bolhas.


A Prova


Após o almoço de confraternização entre as equipes, aconteceu o briefing e entrega dos mapas. Ainda no briefing, um biólogo local alertou sobre os tipos e cuidados de cobras venenosas que podem ser encontradas na Costa Rica.
Após o briefing, a QuasarLontra foi imediatamente ao quarto prepar o mapa, traçar rotas e estudar estratégias.


A largada da corrida será em rafting, pelo rio Sarapiqui, onde os primeiros 20km, com corredeiras classe IV serão com guias locais, e os 20km restantes, guiados pelas própria equipes. A prova terá um total de 38 pontos de controles (PCs), e 18 áreas de transição. A predominância será por treking e montain bike, onde uma das pernas de mountain bike deve ter mais de 100km. 


Um pequeno trecho do percurso deverá ser o mesmo já percorrido por Rafael Campos, em 2006, quando venceu a maior corrida de aventura solo já realizada. "Passaremos pelo lago Arenal, e pelo vulcão ao seu lado com o mesmo nome. É um vulcão ainda ativo, e durante a noite é possível avistar lavas no seu cume", comenta o capitão da equipe.


Haverá um ponto de parada origatória de 2 horas, para descanso das equipes. Isto será no PC 20/ AT 9 na cidade de Fortuna, na base do vulcão Arenal.
A chegada acontecerá no litoral do Pacífico, na praia de Samara. 


Na 2a feira às 05:00 as equipes devem deixar com a organização as caixas de equipamentos, bicicletas e suprimentos, que encontrarão ao longo do percurso durante no máximo 10 vezes. Às 06:00 será o deslocamento para o local de largada, e às 07:00 local, a largada. Há uma diferença de fuso de menos 3 horas para o horário de Brasília. 


A prova poderá ser acomapnhada on-line pelo site oficial da corrida. Cada equipe estará carregando um locaizador via satélite Spot, e portanto será possível saber a localização exata de cada um a todo o momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Previous Post Next Post Back to Top